20/01/2025
Os projetos colaborativos podem enfrentar dificuldades quando um colega não contribui adequadamente e esse problema, segundo especialistas, pode desengajar equipes. Apesar disso, a boa notícia é que há formas simples de lidar com a situação.
De acordo com a coach especializada em liderança, Anne Sugar, é fundamental focar no que pode ser controlado, por isso ela propõe cinco soluções:
A primeira delas, documentar tarefas, é essencial para acompanhar as responsabilidades e mostrar o desempenho à liderança, evitando confusões em casos de atrasos ou conflitos de atribuições.
Sugar ainda orienta encontrar e utilizar as qualidades do colega menos comprometido, incentivando que suas habilidades possam ser mais eficazes do que confrontá-lo diretamente.
Outro passo é evitar fofocas e manter conversas construtivas para preservar a confiança da equipe. Assim, recorra à liderança apenas se o problema persistir e com argumentos sólidos.
Sabe-se que trabalhar com colegas pouco produtivos pode ser uma oportunidade de aprendizado, por isso é possível identificar maneiras de atingir objetivos pessoais sem ser prejudicado.
Lembrar de soluções usadas em situações similares no passado pode ajudar a superar conflitos, assim como experiências anteriores são guias valiosos para lidar com desafios atuais.
Diante disso, a especialista reforça a importância de não gastar energia em frustrações diárias e sim conectando-se a projetos interessantes e líderes inspiradores para ajudar a manter o foco e a motivação.
Por fim, lidar com colegas problemáticos exige paciência e estratégia, mas seguindo as dicas da especialista é possível superar dificuldades sem comprometer o desempenho da equipe.
Fonte: Valor Econômico - Carreira
Seg - Sex 9:00 - 18:00